Murça - Terra da Porca Ursa

Murça é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Vila Real, à Região Norte, à sub-região do Douro e à antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro, com 2 136 habitantes (2011).
É sede de um município com 189,37 km² de área e 5 952 habitantes (2011, subdividido em 7 freguesias.
O município é limitado a norte por Valpaços, a leste por Mirandela, a sueste por Carrazeda de Ansiães, a sudoeste por Alijó e a noroeste por Vila Pouca de Aguiar. Pela sua interessante diversidade climática, costuma-se dividir-se em três zonas: Terra Fria, Terra Quente e núcleo da montanha. As freguesias de Murça e Candedo e a ex-freguesia de Noura pertencem à Região Demarcada do Douro. O seu topónimo, segundo alguns autores,[quem?] derivará do guerreiro e governador muçulmano do Alandalus, Muça ibne Noçáir, que viveu no século VIII, invasor desta zona, bem como de outras do ocidente.
A Porca de Murça, monumento celebre da Vila é o seu ex-libris; escultura celta que representa uma das divindades deste povo, o javali/urso/porca. Estas esculturas existem aos milhares, mas é em Murça que se encontra a réplica mais bem conservada, não só em toda a região como em todo o Noroeste da Península Ibérica.

















Fernando Oliveira

Amante da fotografia . A fotografia eterniza momentos. A poesia eterniza sentimentos. A fotografia é a poesia da imagem. A poesia é a fotografia das sensações.

Sem comentários:

Enviar um comentário