Ponte da Barca - Terra da Paz


Ponte da Barca Ć© uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, regiĆ£o Norte e sub-regiĆ£o do Minho-Lima, com cerca de 2 300 habitantes.
Ɖ sede do concelho de mesmo nome com 184,76 km² de Ć”rea e 12 061 habitantes (2011), subdividido em 17 freguesias. O concelho Ć© limitado a norte pelo concelho de Arcos de Valdevez, a leste pela Espanha, a sul por Terras de Bouro e Vila Verde e a oeste por Ponte de Lima.
Deve o seu topĆ³nimo Ć  "barca" que fazia a ligaĆ§Ć£o entre as duas margens do Rio Lima, muitas vezes peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, sendo a "ponte" construĆ­da em meados do sĆ©culo XIV que lhe vai dar o nome de S. JoĆ£o de Ponte da Barca (1450).
O ponto mais alto do concelho situa-se em plena Serra Amarela, no alto da LouriƧa, com 1 359 metros de altitude, na freguesia do Lindoso.
Desta terra Ć© oriunda a mĆ£e de Santo AntĆ³nio de Lisboa, Teresa Taveira, nascida na Casa do PaƧo, freguesia de Lavradas; bem como o navegador FernĆ£o de MagalhĆ£es, da nobre famĆ­lia do PaƧo Vedro (freguesia de MagalhĆ£es).
O concelho recebeu foral de D. Teresa em 1125.[carece de fontes]
A 10 e 11 de maio de 1917, aconteceram no lugar do Barral, freguesia de Vila ChĆ£ S.JoĆ£o, as famosas ApariƧƵes de Nossa Senhora da Paz ao Pastorinho Severino Alves. Hoje em dia o SantuĆ”rio de Nossa Senhora da Paz Ć© local de culto e de importantes peregrinaƧƵes marianas.












Fernando Oliveira

Amante da fotografia . A fotografia eterniza momentos. A poesia eterniza sentimentos. A fotografia Ʃ a poesia da imagem. A poesia Ʃ a fotografia das sensaƧƵes.

Sem comentƔrios:

Enviar um comentƔrio