Régua - Cidade Mais Direita de Portugal


O Peso da Régua (conhecido frequentemente pela forma sincopada de Régua) é uma cidade portuguesa do Distrito de Vila Real, da Região Norte, da sub-região do Douro e da antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro, com 17 131 habitantes (2011).
É sede de um município com 94,86 km² de área e 17 131 habitantes (2011, subdividido em 8 freguesias.
O concelho é limitado a norte pelos concelhos de Santa Marta de Penaguião e Vila Real, a leste por Sabrosa, a sul pelo Rio Douro (concelhos de Lamego e Armamar) a sudoeste por Mesão Frio e a oeste por Baião.
O concelho foi criado em 1836 por desmembramento de Santa Marta de Penaguião, sendo a sua sede elevado ao estatuto de cidade em 1985. É também conhecida como a capital internacional do vinho e da vinha.
Terra de grandes nomes entre os quais o Médico e Escritor João de Araújo Correia, Ferreirinha, Antão de Carvalho, Joaquim Manuel Magalhães, Jaime Silva (pintor), entre outros nomes de grande importância local e nacional.
É o centro da região demarcada do Douro. Fica na parte central da Linha do Douro, entre Porto e Pocinho.
Tem como principal romaria as festas em honra de Nossa Senhora do Socorro, que todos os anos nos dias 14, 15 e 16 de agosto atraem milhares de pessoas para assistir a diversos pontos da festa.













Fernando Oliveira

Amante da fotografia . A fotografia eterniza momentos. A poesia eterniza sentimentos. A fotografia é a poesia da imagem. A poesia é a fotografia das sensações.

Sem comentários:

Enviar um comentário