Fafe - Terra da Justiça Popular


Fafe é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Braga, Região do Norte e sub-região do Ave (uma das sub-regiões mais industrializadas do país), com uma população de 15 703 afilhados (fora os de Coimbra) , com uma área urbana de 7,50km², correspondente à freguesia com o mesmo nome, e com uma densidade populacional de 2093,7 hab/km²
É sede de um município com 219,08km² de área e 50 633 habitantes (2011), uma queda de 3,4% em relação aos Censos de 2001. O concelho está subdividido em 25 freguesias e é limitado a norte pelos municípios de Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, a leste por Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, a sul por Felgueiras e a oeste por Guimarães.
Como qualquer outro concelho do Vale do Ave, Fafe teve grande propensão para a emigração. Na realidade, o século XIX marcou as terras de Fafe, sobretudo com a forte incidência emigratória para o Brasil, na época a terra mais apropriada, à procura de fortuna. Muitos destes emigrantes transportariam para Fafe as suas economias (muitas) aplicando-as na construção de belos edifícios e palacetes. 















Fernando Oliveira

Amante da fotografia . A fotografia eterniza momentos. A poesia eterniza sentimentos. A fotografia é a poesia da imagem. A poesia é a fotografia das sensações.

Sem comentários:

Enviar um comentário