Alfena Para Todos


Alfena é uma cidade e freguesia portuguesa do concelho de Valongo com 15,7 km² de área e 18 125 habitantes (2016). A sua densidade populacional é de 1154.5 hab/km².
A freguesia encontra-se dividida em 21 lugares: Aldeia Nova (e Santeiros), Baguim (e Fontinha), Barreiro (de Baixo e de Cima), Cabeda , Codiceira, Costa, Ferraria, Gandra, Igreja (e Vila), Lombelho, Outeiro, Pedrouços, Punhete, Reguengo, Ribeiro, Rua, Transleça, Trás-do-Casal, Várzea, Vilar (e Telheiras) e Xisto (e Outeirinho).
O documento datado mais antigo que se conhece sobre Alfena data de 1214, e nele D. Estevaínha Soares da Silva (viúva de Martim Fernandes de Riba Vizela) refere-se aos «Leprosis de Alfena».
Nas Inquirições de 1258, ordenadas por D. Afonso III, a freguesia é mencionada como São Vicente de Queimadela, sendo composta por 5 lugares: Ferrarias (a norte), pertença do Rei e da Gafaria; Baguim (a ocidente), pertença da Comenda de Águas Santas e do Rei; Caveda (a sul), pertença do Rei e do Mosteiro de Santo Tirso; a villa d’Alfena (ao centro) pertença, na sua totalidade, da Gafaria e Traslecia (a oriente) pertença da Gafaria, Comenda de Águas Santas, Mosteiro de Landim, Martim Pimentel e herdadores.











Fernando Oliveira

Amante da fotografia . A fotografia eterniza momentos. A poesia eterniza sentimentos. A fotografia é a poesia da imagem. A poesia é a fotografia das sensações.

Sem comentários:

Publicar um comentário