Nossa Senhora Do Salto - Aguiar de Sousa


Senhora do Salto, Aguiar de Sousa.
O lugar do Salto está envolto numa lenda, segunda a qual um cavaleiro se livrou da morte ao invocar a proteção da Senhora após um salto inadvertido no abismo. Em sinal de agradecimento pelo milagre, o cavaleiro terá mandado construir a pequena capela da Nossa Senhora do Salto.
Protegidas ao longo das margens do rio Sousa e dos seus afluentes, encontramos galerias de amieiro, freixo e salgueiro, a que se juntam o carvalho alvarinho, o pilriteiro, o sanguinho e o loureiro. Na sua sombra e nas imponentes escarpas esculpidas pelo rio Sousa, criam-se ambientes húmidos fantásticos que propiciam o desenvolvimento de plantas insetívoras, de uma variedade incrível de fetos bem como de um exuberante tapete de musgos.
É talvez um dos locais mais apreciados do concelho de Paredes. Este espaço paisagístico, de rara beleza, está encravado entre altas serras por onde corre o rio Sousa.










Fernando Oliveira

Amante da fotografia . A fotografia eterniza momentos. A poesia eterniza sentimentos. A fotografia é a poesia da imagem. A poesia é a fotografia das sensações.

Sem comentários:

Publicar um comentário