Coja - A Cidade do Pretor .


Coja ou CĆ“ja Ć© uma vila portuguesa e antiga freguesia do concelho de Arganil, com 2.5 km² de Ć”rea e 4 160 habitantes (2011). A sua densidade populacional Ć© de cerca de 1 700 hab/km².
Foi vila e sede de concelho entre 1260 e 1853 com foral antigo datado de 1260 e foral novo dado em Lisboa a 12 de Setembro de 1514 . Era constituĆ­do pelas freguesias de Benfeita, Cerdeira, Coja, Teixeira, Espariz, Meda de Mouros, Mouronho e Pinheiro de Coja. Tinha, em 1801, 5 079 habitantes. ApĆ³s as reformas administrativas do inĆ­cio do liberalismo foi-lhe anexada a freguesia de Vila Cova de Sub-AvĆ“, tendo perdido a freguesia de Teixeira. Tinha, em 1849, 7 091 habitantes.Ao que tudo indica, o topĆ³nimo Coja terĆ” origem romana, significando “cidade do Pretor”, magistrado romano, certamente seu proprietĆ”rio ou senhor. Tendo por princĆ­pio que Coja era realmente a terra do Pretor, seria entĆ£o de enorme importĆ¢ncia, como que a capital da regiĆ£o. Talvez por isso, o cargo de pretor manteve-se durante o domĆ­nio Ć”rabe, tomando o nome de Copje, o qual originou Coja. 









Fernando Oliveira

Amante da fotografia . A fotografia eterniza momentos. A poesia eterniza sentimentos. A fotografia Ʃ a poesia da imagem. A poesia Ʃ a fotografia das sensaƧƵes.

Sem comentƔrios:

Enviar um comentƔrio