Coja - A Cidade do Pretor .


Coja ou Côja é uma vila portuguesa e antiga freguesia do concelho de Arganil, com 2.5 km² de área e 4 160 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de cerca de 1 700 hab/km².
Foi vila e sede de concelho entre 1260 e 1853 com foral antigo datado de 1260 e foral novo dado em Lisboa a 12 de Setembro de 1514 . Era constituído pelas freguesias de Benfeita, Cerdeira, Coja, Teixeira, Espariz, Meda de Mouros, Mouronho e Pinheiro de Coja. Tinha, em 1801, 5 079 habitantes. Após as reformas administrativas do início do liberalismo foi-lhe anexada a freguesia de Vila Cova de Sub-Avô, tendo perdido a freguesia de Teixeira. Tinha, em 1849, 7 091 habitantes.Ao que tudo indica, o topónimo Coja terá origem romana, significando “cidade do Pretor”, magistrado romano, certamente seu proprietário ou senhor. Tendo por princípio que Coja era realmente a terra do Pretor, seria então de enorme importância, como que a capital da região. Talvez por isso, o cargo de pretor manteve-se durante o domínio árabe, tomando o nome de Copje, o qual originou Coja. 









Fernando Oliveira

Amante da fotografia . A fotografia eterniza momentos. A poesia eterniza sentimentos. A fotografia é a poesia da imagem. A poesia é a fotografia das sensações.

Sem comentários:

Publicar um comentário