Recarei - Sobreira - Terras com História


A origem etimológica da denominação Recarei deriva precisamente de um nome de origem germânica, Recaredo (segundo Pinho Leal “Recarei é corruptela de Recaredo, nome próprio de homem que hoje se escreve e pronuncia Ricardo”). O documento (Projecto-Lei nº678/VIII) de elevação de Recarei a vila, apresentado por um grupo de deputados do PSD,faz uma introdução histórica onde refere que: “Citado por diversas vezes, e por vários autores, Recarei é mesmo - está confirmado - um topónimo de origem germânica.”
Crê-se que a origem etimológica do topónimo "Sobreira" deriva dos Sobreiros outrora existentes em abundância neste local aquando a sua fundação de data desconhecida.
O nome feminino "Sobreira" terá origem na designação galega de Sobreiro ver sobreira na wikipédia em galego, já que na época romana a Sobreira possivelmente pertencia à província romana Galécia (entre os século II e IV) que incluia o norte de Portugal, a comunidade autónoma da Galiza e as províncias espanholas das Astúrias, León e Zamora; e depois da queda do Império Romano pertencia ao Reino Suevo que incluía também algumas províncias espanholas (entre os século IV e VII). 












Fernando Oliveira

Amante da fotografia . A fotografia eterniza momentos. A poesia eterniza sentimentos. A fotografia é a poesia da imagem. A poesia é a fotografia das sensações.

Sem comentários:

Enviar um comentário